Como tocar cajón



                                              CAJRÓNAS

Como tocar cajón             

                                              AGRADECIMENTOS


Primeiro  queria muito agradecer a Deus a oportunidade de poder de poder informar àqueles interessados não só em fabricar mas, degustar através dos ouvidos a harmonia do som emitido por este instrumento.

• E mais, sentir o prazer de deixar um pequeno legado àqueles que sentem prazer em exercer a liderança que nada mais é do que formar idéias e passar a todos os interessados.



  
     Uma história do cajón

O cajón é um instrumento de percussão que teve origem no Peru, na época da colonização. O instrumento foi criado devido à proibições dos senhores, que não permitiam que os escravos usassem instrumentos de percussão nas reuniões festas e danças.
Estes escravos utilizaram-se de caixas de madeira e gavetas (outra tradução para cajón) para tocarem seus ritmos. Desta maneira, os cajóns podiam ser disfarçados como assentos ou tamboretes, evitando assim sua identificação como instrumentos musicais.
O cajón é um instrumento musical afro-peruano que foi declarado oficialmente patrimônio cultural da nação pelo governo peruano.
Há duas teorias sobre a origem do instrumento. A primeira é que o cajón seja um descendente direto de instrumentos musicais. A segunda teoria é a que os escravos usaram simplesmente caixas como intrumentos musicais para combater proibições coloniais espanholas nas músicas africanas.
A primeira finalidade musical do cajón peruano era acompanhar danças como (versão velha de Marinera) que são danças típicas do Peru. Posteriormente o instrumento transformou-se em uma parte importante na cultura cubana, e nos anos 70 o instrumento foi introduzido à música espanhola.

     Como manusear 

Por se tratar de um instrumento simples e barato, o cajón vem se popularizando cada vez mais no Brasil, tanto entre músicos profissionais quanto entre amadores, revelando-se um acompanhamento muito rico para voz e violão. Inclusive no jeito mineiro de executar as melodias.
O cajón é extremamente versátil para praticamente todos os ritmos, podendo ser utilizado acusticamente, microfonado em apresentações aos vivo, e ainda apresentar excelente resultado em gravações de estúdios.
Este instrumento é recente no cenário musical brasileiro e, em várias regiões, há um grande interesse dos músicos em inserir o cajón aos instrumentos comumente usados na música brasileira.
A intenção dos músicos é agregar aos instrumentos brasileiros e usando para tocar nas casas de shows ao vivo, igrejas. Isso se deve ao fato de o cajón ser um instrumento prático para transporte e sua sonoridade percussional é similar ao da bateria com som grave, médio e agudo.
Por se tratar de um instrumento peruano, a técnica utilizada para tocar a música peruana não são as mesmas usadas para tocar as músicas brasileiras, por isso se faz necessário o aprendizado de técnicas especiais voltadas para os ritimos brasileiros.
E minha opinião é que esse instrumento  identifica muito com as músicas com toque mineiro, também o pagode, o chorinho e outros ritmos que exigem percussão de bateria.

          Cajón de frente
Cajón de perfil


Cajón parte traseira
Maneira de tocar

O músico senta-se na caixa para poder tocar a madeira fina da frente obtendo o som agudo nas bordas superiores imitando o som da caixa, com a vassourinha imitando o som do chimbal e o som grave no meio imitando o som do bumbo.
      Maneira de tocar


Maneira de tocar
Grave imitando o som de “bumbo” – Toque dado com toda a mão, produzindo um som
grave(simulando o som do bumbo da bateria), toca-se e não deixa a mão encostada no instrumento.
Agudo imitando som de “caixa” – Toque dado com os dedos (indicador,médio, anular e mínimo) juntos,produzindo um som seco,(simulando o som da caixa da bateria).
Vassourinha imitando o som do “chimbal” – Toque dado com uma baqueta “vassourinha”,
produzindo um som abafado, (simulando o som do chimbal de uma bateria).
Centro da madeira mais fina do instrumento.Este som é tirado com a mão em forma de concha.
Na borda superior, vamos tirar o som agudo (imitando o som da caixa) tocando com uma
tapa usando apenas as falanges dos dedos.

       Maneira de tocar

Na borda superior vamos tirar o som agudo (imitando o som da caixa) tocando com um tapa usando somente a falange dos dedos.

Mão esquerda a vassourinha

Maneira de tocar
TINHORÃO, José Ramos- “Música Popular de índios, Negros e Mestiços” – Editora vozes.
PEIXE, Guerra – “Maracatus do Recife”- Ricordi –S. Paulo
Castilho, R.S.C. Lutheria para cajon
Cortez, Mário. Fabricação de cajon.
GOMES, Rafael. Breve história do Cajon.
GONZALEZ,Alejandro. Madeiras para Cajon.
LIMA, Marcos. Método para cajon.
MERCADER, Nam. Lutheria. Disponível em http://www.cajonperuano.org acesso em
01 jun. 2007
              Conclusão
objetivo deste trabalho foi, principalmente, explicar a história do cajón, onde foi criado, quais os primeiros ritmos que foram tocados e como ele é executado atualmente.
A idéia foi elaborar um caderno de exercícios de ritmos brasileiros direcionados para o cajon e esta se deu pela falta de métodos e apostilas voltados para a prática.
Este caderno de exercícios é composto de exercícios básicos de toques simples e simultâneos, exercícios progressivos e também alguns ritmos como: samba,baião, xote maracatu,pop rock e balada.
Para tanto utilizei de informações disponíveis em forma de revistas, métodos de percussão, endereços eletrônicos e mídias de áudio (vídeo-aula).
A primeira parte do trabalho (introdução) traz informações históricas sobre o cajon, esclarecendo
dúvidas e revelando fatos importantes para o desenvolvimento do instrumento.
A segunda parte (capítulo 1) ocorre a apresentação do instrumento e traz informação sobre
como tocá-lo, através de fotos ilustrativas.
No segundo capítulo deste trabalho, estão expostos os ritmos a serem tocados, cada um com
um ou mais exemplos.
Podemos concluir que o conteúdo deste trabalho será de grande ajuda aos músicos interessados
em aumentar seus conhecimentos sobre o cajon desde a história, execução e até da
fabricação do instrumento,podendo contribuir com uma maior divulgação de métodos e
exercícios de cajon.

        Bibliografias
TINHORÃO, José Ramos- “Música Popular de índios, Negros e Mestiços” – Editora vozes.
PEIXE, Guerra – “Maracatus do Recife”- Ricordi –S. Paulo
Castilho, R.S.C. Lutheria para cajon
Cortez, Mário. Fabricação de cajon.
GOMES, Rafael. Breve história do Cajon.
GONZALEZ,Alejandro. Madeiras para Cajon.
LIMA, Marcos. Método para cajon.
MERCADER, Nam. Lutheria. Disponível em http://www.cajonperuano.org acesso em
01 jun. 2007


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